jueves, 2 de septiembre de 2010

15 horas de Tortura

  Muitas pessoas vendendo na rua e por vezes, tal como no comboio, também subiam para o autocarro para vender comida e bebida. Só que desta vez já não se tratavam de crianças de 8 anos. A viagem corria lindamente até que deixámos de ter alcatrão na estrada. Começou o nosso pior pesadelo! Um autocarro cheio de pessoas, sem casa-de-banho e sem aos solavancos durante as próximas 15horas. (Pelo menos não iamos com porcos e galinhas).
  Por volta das 19horas parámos num sítio para comer onde as condições eram precárias. O condutor disse que tinhamos 20min para jantar, portanto enquanto a Inês foi experimentar a casa-de-banho fui comprar o nosso jantar, por 12.5 bs cada um. O menu era milanesa e acho que nunca comi nada tão frito na minha vida. Escusado será dizer que as pessoas nem esperavam que o empregado levasse a comida à mesa, iam logo tirar o prato fosse o deles ou não. Com esta confusão o empregado acabou por se esquecer de um prato nosso e quando o autocarro já estava a partir tivemos que meter tudo rapidamente na boca, os restos no saco de plástico e fomos a correr atrás do autocarro deixando praticamente um prato cheio no restaurante. A noite já ia cerrada e nós no autocarro ainda a mastigar o jantar que quase tivemos que aspirar. 
 
A casa-de-banho
  Era o pesadelo tornado realidade de qualquer rapariga. Uma sanita cuja cor já não se conseguia perceber bem devido à mistura de velhice e de detritos lá deixados, um autoclismo inexistente substituido por um alguidar gigante com uma garrafa para se fazer a descarga, portas que não fechavam e janelas vedadas com antigos sacos de batatas. Enfim só faltavam lá bichos a circular.


Longas horas depois e ainda sem o destino final à vista, a bexiga já apertava e sem sinal de haver uma paragem para "pipi", tive que pedir ao bruno para perguntar se iamos parar antes que a minha bexiga explodisse. Quando finalmente parámos para "el baño", o que era afinal de contas ?! um descampado! Eu e a Marcela fomos para trás da portagem que lá havia e desenrascamo-nos como pudemos.




Chegámos a Sucre por volta das 9 da manhã (finalmente!!). Não sem antes haver confusão com os nossos bilhetes claro! Já mesmo a chegar, o "fiscal" veio perguntar pelos nossos bilhetes, e apenas aparecia o número dos nossos assentos mas não do Taygoara nem da Marcela. O senhor, quase analfabeto e sem dentes a refilar conosco porque tinhamos os bihetes errados e nós a tentar explicar que tinhamos comprado os certos e pago tudo. Como todos os bolivianos que iam conosco no autocarro já sabiam da nossa situação, saltaram todos em nossa defesa (Como foi demonstrado e irei reforçar mais tarde aqui na Bolívia há um cuidado muito grande com os turistas. Parece mesmo que temos mais privilégios que um local.)Durante esta confusão os bolivianos no autocarro disseram sempre ao fiscal que eramos turistas e que deviamos ser bem tratados. Enfim, tanto eles alegaram em nossa defesa que o "fiscal" desdentado lá se convenceu e nos deixou em paz.
Mas claro que com esta confusão, assim que chegámos a Sucre tivémos que ir ver dos nossos bilhetes para o dia seguinte para Potosi. E claro, mais confusão, mas no meio de tudo tivemos muita sorte, pois o nosso motorista ajudou-nos. Pagou-nos os bilhetes para Potosi, porque os ia reaver mais tarde ao senhor albrabão e ainda ligou à agência em Potosi para explicar a nossa situação para que tivessemos bilhetes para Uyuni.



1 comentario:

  1. Ai...há pessoas com sorte eu aqui a fazer noitadas de trabalho e vocês aí na boa vida!!! estou a ver que está a ser tudo muito divertido!!!( eu pessoalmente já tinha morrido, a vlds já sabe como eu sou:D) espero que continue a correr tudo bem...
    Valadas FYI de amanhã a uma semana tenho o casamento do irmão do João (sim inês marques, não é só a tx que destoa, eu arranjei um João), e nesse mesmo dia faço 7 anos de namoro:D no dia 13 vou pa riviera:D
    beijinhos aos 2 divirtam-se muito e não arrangem sarilhos porque eu vou estar duas semanas de vacances e não posso voar para aí para vos tirar da choça:D!!!
    gmdt Tatiana

    ResponderEliminar