martes, 21 de septiembre de 2010

Sucre

Depois de tudo tratado, finalmente, podemos pôr-nos a caminho do hostel. Para nao termos surpresas escolhemos o HI, cadeia de hosteis internacional, de Sucre. Discutimos o preco do taxi até ao hostel, 3 bolivianos por pessoa e aceitámos. Mal entrámos no taxi, nem os nossos asentos tinham aquecido, já tinhamos chegado. O taxista cubrou 12 bolivianos para andarmos 3 minutos!! mas vá, o que sao 12 bolivianos ? nem 2 euros...
O hostel revelou-se muito simpático. Ficámos os 4 num dormitório com direito à nossa própria varanda. Como tinhamos passado a noite no autocarro a primeira coisa a fazer era banho! 4 banhos depois e já com uma nova disposicao rumámos ao centro da cidade, que se revelou mais longe do que pensávamos. Ao encontrarmos o mercado foi como se um íman nos puxasse para lá. Muitas frutas, muitas cores, muita vida e muita coisa estranha, tal como o focinho de uma vaca (boi?) meio desossado, meio ainda com as narinas a descoberto. Enfim coisas bolivianas.
Acabámos por comprar prata bem barata, gorros, ímanes etc. Depois seguimos para a praca central, aí havia um coreto tal e qual como em Portugal. Descansámos um pouco até que os nossos amigos brasileiros vieram com uma boa notícia. Encontraram uma agência onde podiamos fazer uma adventure tour na manha seguinte. Assim decidimos ir visto que em Sucre nao havia muito para fazer. Pagámos 227 bolivianos cada um e partimos às 7h do dia 25 de Agosto! Nesse dia, 24, o Taygoara fazia 31 anos e eu fazia 25 no dia seguinte, portanto nessa noite fomos para o pub Joy Ride para comemorar.
No dia 25, no meu vigésimo quinto aniversário, partimos rumo à aventura. Foi uma manha muito bem passada! Conhecemos um australiano chamado Markus que se juntou ao nosso grupo. Descemos pelo canyon até ao vale durante 14km, descidas essas partilhadas com vacas e camioes. Caminhámos um pouco, 3km, e por fim chegámos a um pequeno paraíso onde era possível ir com um barco a remos visitar uma pequena nascente. Almocámos disfrutando da paisagem e às 14h estávamos de volta a Sucre para bebermos uma bebida grátis oferecida pela agência.
Com viagem marcada às 16h para Potosi, desta vez a viagem seria de apenas 3 horas e a estrada estaria em melhores condicoes, portanto até se fez bem. O único receio era a altitude, visto que Potosi é a cidade que se encontra em maior altitude em todo o mundo. Compraámos chá de coca e rebucados de coca e lá fomos entretidos pensando que aquela altitude nao era nada de especial.
Compras em sucre
à descoberta do canyon

No hay comentarios:

Publicar un comentario