miércoles, 1 de septiembre de 2010

Uma fronteira, 2 brasileiros e uma viagem de 21horas

Chegámos as 23h hora local e após pedirmos informacoes de como chegar a estacao de autocarros, dirigimo-nos a fila para apanhar um taxi. Mal chegamos a fila e para nossa sorte, encontramos 2 brasileiros que iam fazer  mesmo percurso que nós. Dividimos o taxi a meias (10 reais cada um) e compramos os nossos bilhetes para Corumbá as 1h50 (71,70 reais cada um).
Enquanto o autocarro nao chegava iamos falando e trocando experiencias sobre a viagem. Eles eram de Sao Paulo e encontraram-se ambos em Campo Grande porque o seu voo tinha sido cancelado (vieram pela GOL). Apesar do autocarro ter chegado atrasado correu tudo bem e ainda conseguimos dormir um pouco. Finalmente as 8h30, chegámos a fronteira boliviana. Nós tinhamos que carimbar o passaporte, portanto ficámos numa fila cheia de bolivianos. Como a fronteira só abria as 9h e ainda havia bastante pessoas a nossa frente, decidi ir sozinho até a estacao de comboio para comprar os bilhetes. O Miguel e o Flávio juntaram-se a Ines na fila para a fronteira. Primeira coisa a fazer:
- Arranjar bolivianos (1euro = 8.9 bolivianos; 1dolar = 7 bolivianos)
Como nao havia caixas multibanco decidi trocar doláres por bolivianos. A caixa de cambio de Puerto Quijarro é de filme. A senhora que me fez o cambio estava simplesmente sentada na rua a gritar cambio =) A senhora avisou-me que o taxi custava 5 bs até a estacao, apos 3km cheguei a estacao e fui para a bilheteira. Quando nao vi ninguem pensei que estava cheio de sorte. Nao demorou muito para perceber que a sorte nao estava do meu lado. Ao falar com o vendedor percebi que precisava de um documento de identificacao para comprar os bilhetes mas os passaportes tinham ficado com a Ines e tive que voltar para trás. Ainda por cima só havia 5 bilhetes disponíveis. Para voltar para a fronteira a viagem foi caricata, porque tornou-se o primeiro táxi público que alguma vez apanhei. O taxi parou 2 vezes para dar boleia a mais 2 pessoas.
  Quando cheguei a fronteira a Ines o Miguel e o Flávio já estavam a entrar para carimbar o visto de saída do Brasil. Fomos directos para a fronteira da Bolívia carimbar o passaporte. Depois apanhámos os quatro um táxi para a estacao e eu a Ines lá conseguimos comprar os bilhetes yupiiiiiii :) Após essa pequena aventura fomos tomar o pequeno-almoco / almoco e as 12h30 embarcamos com destino a Santa Cruz de La Sierra, uma viagem com 21h de duracao.

No hay comentarios:

Publicar un comentario