domingo, 10 de octubre de 2010

Cusco, a capital do império Inca

Mal chegámos a Cusco, fomos abordados por um senhor demasiado chatinho a falar sobre o seu hostel e quao bom e barato era, mas como eram 4h30 da manha nao tinhamos muita paciência para aturar certas coisas. O Thomas até pediu um tempinho ao senhor para pensarmos, e o que fez ele?! Ficou especado no mesmo sítio a olhar para nós... Com essa pressao toda e com o cansaço a apoderar-se de nós lá aceitámos e fomos com o senhor até ao hostel. Localizado na zona San Blás, o bairro dos artesaos.
O hostel acabou por ser uma boa escolha. E mais, o senhor para nos convencer até disse que nao pagávamos aquela noite por já ser muito tarde.
Após dormir umas horinhas, lá fomos nós à descoberta da capital do império Inca e suposta melhor cidade do Perú. De facto, Cusco revelou-se uma cidade encantadora. Com praças muito bem arranjadinhas, Igrejas bonitas e pessoas muito simpáticas. Decidimos ir tomar o pequeno-almoço à Granja Heidy pois a sua fama era óptima. Mas mál chegámos foi-nos dito que já nao serviam pequenos-almoços. Como já lá estavámos, optámos pelo menu para almoçar. E finalmente, consegui provar a bebida típica do Perú, a chica! A chica é uma bebida feita com milho cujo processo consiste em moer o milho, juntar um pouco de água e deixar fermentar, e agora a fermentacao depende do quao alcoolica se quer a bebida. Fermentar entre 2 a 3 dias resultará em pouco grau alcoólico e um sabor muito agradável. Deixar fermentar por mais dias a chica já ficará mais forte e com um alto teor de álcool. Existem 2 tipos de chica que variam com o tipo de milho que é usado. Se for usado o milho amarelo dará origem à "chica morada", mas se for usado o milho vermelho (sim, existe milho vermelho) a chica será a "roja", vermelho em espanhol. A que eu e o Thomas provámos era a vermelha e estava óptima. Nao devia ter fermentado muito, pois parecia sumo e estava bem docinha. Fez-me lembrar um pouco groselha.
Depois de encher o papo fomos à nossa agência onde tinhamos reservado o caminho inca, para dizer que tinhamos chegado e receber o nosso briefing. Acabámos por comprar também uma tour para o dia seguinte: O "Valle Sagrado". Como o nosso briefing só iria ser às 18h tinhamos tempo para passear. Acabámos  por também acompanhar o Thomas à sua agência onde ele foi comprar também a sua tour até ao Machu Picchu. Depois de tudo tratado, tivemos que ir comprar o bilhete turístico para visitar museus e sítios arqueológicos na cidade. Mas tivemos que aldrabar um pouco as coisas, assim bem ao estilo português! O bilhete custava 130 soles, mas para estudante era metade do preço. Eu como tenho cartao estudante válido até 2012 nao tive problemas, mas o Bruno e o Thomas (o único que é realmente estudante) apesar de terem cartao, nao tinham data e a senhora nao lhes queria vender os bilhetes. Soluçao: ir à net e arranjar algo comprovativo de 2010. Fácil para o Thomas que tinha notas desse ano lectivo, mas mais díficil para o Bruno que já deixou de estudar em 2009. Soluçao: aldrabar um documento que tivesse o nome do Bruno e pôr data de 2010. Done deal. E todos tivemos direito a preço estudante =)
Já com o bilhete na mao dirigimo-nos ao primeiro museu, que sorte a nossa, nao estava incluído no bilhete. Mas este museu era obrigatório pois tinha lá uma das maiores peças de joelheria feita pelo homem. A custódia de la Merced, uma espécie de joía com 1 metro e 30cm de altura, todo coberto em ouro massiço, pesando 22kg e é coberta com mais de 1500 diamantes e 1600 rubis e uma grande pérola irregular conhecida como a sereia e é considerada a segunda maior do mundo.
De seguida fomos ao museu Qoricancha, que no tempo dos Incas era usado como templo, mas também como observatório Astronómico. No entanto, o mais incrível deste sítio era que antigamente estava todo coberto de ouro. Mas claro quando os espanhóis chegaram à cidade levaram o ouro todo e destruíram o templo para construir uma Igreja. No entanto, apesar da ambiçao e violência dos conquistadores, Cusco ainda mantêm muita da sua herança Inca. Depois de visitar o museu fomos ter o nosso briefing onde nos foi explicado como iria ser o caminho Inca e o que deveriamos levar.
Seguidamente fomos jantar ao restaurante mais cool de Cusco, Makondo. Uma mistura entre arte e comida, foi óptimo. E como estávamos todos cheios de energia fomos sair para a disco mais famosa da cidade "Mamma Africa". Foi muito bom. À excepçao dum mapa que eles tinham pintado lá no tecto, onde a bandeira de Portugal estava representada com as cores de verde e branco! =O
De resto foi uma noite muito fixe com happy hour, salsa, maquilhagem grátis e boa música. Só fomos embora porque no dia seguinte eu e o bruno iamos fazer a tour do vale sagrado de manha bem cedinho. E já eram 3 da manha =S


Típica foto do Perú. Lamas e criancinhas com ponchos

 
Praça de Cusco

No hay comentarios:

Publicar un comentario