domingo, 10 de octubre de 2010

Vale Sagrado

Passadas umas horinhas lá estávamos de pé com os olhos meio fechados a caminho do vale sagrado dos Incas. Num autocarro cheio de gente, aí fomos nós aos solavancos guiados por um guia que fazia o seu melhor para dar uma voz mistica à tour mas falhando completamente, tornando-se apenas muito irritante. A primeira paragem foi no mercado de Pisca, onde estivemos cerca de 20min. Um mercado mais uma vez artesanal, onde os vendedores eram os produtores, logo tudo era mais barato. Seguindo a viagem com o rio Urubamba como paisagem a nossa próxima paragem foi o sítio arqueológico de onde, mais uma vez visitámos ruínas Incas. Numa parte mais acima podia encontrar-se um cemitério Inca, onde a maior parte das "campas" tinha sido profanada pelos espanhois para roubar todo o ouro e tesouros que lá estavam. Depois quando estávamos a voltar para o autocarro, estavam lá uns senhores a vender uns jogos de xadrez feitos à mao. Uns jogos muito giros e muito bem feitos de espanhoís contra Incas. E melhor, muito, muito baratas. Seguidamente fomos almoçar um buffet bem servido e com comida... Mais uma vez, todos juntos no autocarro com o nosso guia "místico" lá fomos nós para mais um sítio arqueológico Inca, desta feita Ollantaytambo. Uma bonita e muito bem preservada cidade Inca, que ainda demonstra como este povo planeava a cidade.
Antigo centro cultural, administrativo e religioso estas ruínas contêm muita história, incluíndo o trono, feito em pedra do Rei Inca com vista sobre toda a cidade. O interessante desta cidade é que foi construída no topo, entre duas montanhas o que demonstra, mais uma vez o pensamento estratégico dos Incas em todas as suas construçoes, pois assim dava à cidade uma posiçao de soberania sem dar muita visibilidade à mesma. Depois de visitarmos e conhecermos a cidade dirigimo-nos até ao nosso último destino, a cidade de Chincero. Uma cidade que estava em festa e por isso só pudemos conhecer a Igreja. Claro que aproveitámos também um pouco da festa para ver as danças típicas e também para dançar um pouco.
De volta a Cusco fomos ter com o Thomas para o nosso jantar de despedida (mal sabiamos que ia ser a 1 de 4 no total). Eu como estava muito cansada fui para o hostel depois de jantar enquanto que o Bruno e o nosso amigo belga foram jogar uma partida de snooker que nenhum dos dois ganhou, devido à diferença de regras portuguesas e belgas =)



No hay comentarios:

Publicar un comentario